quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Fundação Cultural Luso-Venezuelana evoca Vieira

A Fundação Cultural Luso-Venezuelana Camões promove na quinta-feira um "cine-forum" na cidade de venezuelana de Valência para assinalar os 400 anos do nascimento do padre António Vieira.

Segundo os organizadores, durante o "cine-forum", orientado pelo padre brasileiro Miguel Pan, será exibido o filme "Palavra e Utopia" do realizador português Manoel de Oliveira, sobre a vida do escritor e religioso português.

A apresentação do filme, seguida por um debate sobre a mensagem do padre António Vieira decorre na Igreja de Santo António, Valência, Estado de Carabobo.

A iniciativa conta com o apoio do Instituto Camões (de Lisboa) e o Consulado Geral de Portugal em Valência, além da colaboração do Centro Cultural da Missão Católica Portuguesa e Italiana de Prebo, Valencia.

Escritor e religioso, António Vieira, nasceu em Lisboa a 6 de Fevereiro de 1608 e faleceu na Baía, Brasil, a 17 de Junho de 1697.

O sacerdote destacou-se, em terras brasileiras, como missioneiro na luta contra a escravidão, na defesa dos judeus e dos direitos humanos dos povos indígenas, que o chamavam "Paiaçu" (grande pai).

Feroz crítico da Inquisição e da posição de alguns sacerdotes, António Vieira escreveu mais de 50 textos, na maioria sermões.

(Site RTP 27.2.08)

Sem comentários: