Duas universidades portuguesas declararam 2008 como o "Ano Vieirino", em comemoração ao quarto centenário do nascimento do padre Antônio Vieira, que ocorre em 6 de fevereiro.
O professor da Universidade Católica Portuguesa, Manuel Cândido Pimentel, presidente da comissão organizadora das comemorações do "Ano Vieirino", disse à Agência Lusa que serão organizados eventos até fevereiro de 2009.
As comemorações contam com o apoio do presidente português, Aníbal Cavaco Silva, e do cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo. A abertura da iniciativa será em 6 de fevereiro, na Academia das Ciências de Lisboa.Segundo Pimentel, o objetivo é estender os eventos pelo país, com eventos relacionados com a vida e a obra do padre Antônio Vieira, como conferências, exposições, música e roteiros culturais.
Por iniciativa conjunta da Universidade Católica em Lisboa, da Universidade de Lisboa e da Companhia de Jesus, Lisboa vai sediar em novembro um congresso internacional comemorativo do quarto centenário do nascimento do padre Antônio Vieira.
ObraOs organizadores das comemorações querem que seja criada uma rede internacional de universidades para estudo e divulgação da figura e da obra do sacerdote. "Homem do Barroco, Vieira é fruto e parte ativa desse tempo que o fulgor da sua palavra e a assombrosa energia dos seus passos logram, no entanto, transcender", disse Pimentel.
Ao longo da sua vida, dividida entre Portugal e o Brasil, com passagens pela França, Holanda, Inglaterra e Itália, "sempre este jesuíta se assumiu como ator no grande teatro do mundo, desdobrando-se em desempenhos tão fascinantes pela diversidade como pela genialidade da representação"."Hoje, ler Vieira não é apenas entrar no grande teatro do mundo barroco. É descobrir, com maravilha, o infinito universo da palavra, prodígios, subtilezas e meandros da língua", afirmou Manuel Cândido Pimentel.
(LUSA BRASIL 18.1.08)
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário