quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Estátua de António Vieira em Lisboa

Uma estátua do Padre António Vieira será colocada no Largo de São Roque, em Lisboa, numa iniciativa da Santa Casa da Misericórdia destinada a homenagear o jesuíta português, cujo IV centenário do nascimento hoje se assinala.

O anúncio foi feito hoje pelo presidente da Comissão Organizadora de 2008 Ano Vieirino, Manuel Cândido Pimentel, na sessão solene de abertura das comemorações do IV centenário do nascimento de Vieira, realizada na Academia das Ciências de Lisboa, na presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e do Cardeal Patriarca de Lisboa, José Policarpo.

Em data ainda a determinar - indicou o responsável -, a colocação da estátua do homem que ficou para a história como orador, missionário, diplomata e um dos maiores prosadores da língua portuguesa insere-se no projecto de requalificação daquele largo, já aprovado pela Câmara Municipal de Lisboa.

O Padre António Vieira, o «Imperador da Lingua Portuguesa», como lhe chamou Fernando Pessoa, nasceu em Lisboa no dia 06 de Fevereiro de 1608.

2008 Ano Vieirino é uma iniciativa da Universidade de Lisboa, da Universidade Católica Portuguesa e da Província Portuguesa da Companhia de Jesus para recordar «o inexcedível escritor, orador e pensador Padre António Vieira, glória da cultura nacional, desta pátria de muitas pátrias que, pela sua vida, acção e obra ultrapassou as fronteiras de Portugal e se avantajou no mundo», sublinhou Manuel Cândido Pimentel.

Por ter sido, no século XVII, aquilo que actualmente se designa como um «globetrotter», a efeméride será igualmente celebrada em Itália, no Brasil, em Espanha, França e Bélgica.
Em Portugal, foi hoje dado o primeiro contributo para criar uma rede internacional de universidades para o estudo da obra de Vieira, com o lançamento da do Tomo I da edição nacional crítica dos Sermões do Padre António Vieira (Imprensa Nacional - Casa da Moeda e CEFi - Centro de Estudos de Filosofia).

O programa completo das comemorações, que se estendem ao longo de todo o ano e incluem diversas áreas de actividade, será divulgado em Março, precisou o presidente da Comissão Organizadora de 2008 Ano Vieirino.

(LUSA 6.2.08)

Sem comentários: