quarta-feira, 5 de março de 2008

Carta de um leitor

Do leitor Carlos Maduro, recebemos a seguinte carta, que agradecemos:

Em primeiro lugar os meus parabéns pela ideia da criação deste blog dedicado ao Pe António Vieira.

Ironia do destino, que já mantive algum tempo um site acerca de Vieira, vejo-me presentemente muito afastado da Net por causa do mesmo Padre António Vieira, sempre Vieira.

Um Vieira que me atraiu a curiosidade por um mero acaso de inscrição num mestrado para assinalar o centenário da morte, levado a cabo pela Faculdade de Filosofia de Universidade Católica de Braga, orientado pelo Sr. Professor Doutor Aníbal Pinto de Castro, e agora matriculado na mesma Universidade para defender uma dissertação de Doutoramento intitulada: As cartas de Vieira, Um Paradigma da Retórica Epistolar do Barroco, também orientado pelo mesmo professor, diga-se em abono da verdade, a outra fonte de motivação para levar esta tarefa a bom termo.

Desta experiência de trabalho, que até à data teve como base uma formação teórica sobre a epistolografia em termos retóricos, remetida para segundo plano nos estudos literários em Portugal, tenho vindo a elaborar uma base de dados, que inclui a digitalização dos textos de todas as cartas de modo a aceder, com as possibilidades que a informática dá, a uma série de informações dispersas ao longo de cerca de 750 cartas que tenho catalogadas, tendo como ponto de partida a edição de Lúcio de Azevedo, mas também as várias edições apógrafas e autógrafas que felizmente ainda se encontram em bom estado de conservação na Biblioteca Pública de Évora, Biblioteca Nacional, Torre do Tombo e Casa de Cadaval.

Mas, se este era o projecto inicial, tem sido a leitura minuciosa da epistolgrafia de Vieira que me tem ajudado a descobrir, e lembrando o Presidente Jorge Sampaio, de que há Vieira para além do orador, do político, diplomata e visionário. Vieira homem importa redescobri-lo e ele está nas cartas. Cartas essas que foram sempre um parente pobre dos estudos vieirianos, ou então, quando feitos, ao serviço de estudos já realizados.

É, pois, neste rumo que me disponibilizo para dar a colaboração que entenderem nesta área, nomeadamente inoformações acerca dos destinatários da correspondência de Vieira.

E tratando-se de um Blog da embaixada, lembro a figura de Duarte Ribeiro de Macedo que julgo ocupar o lugar mais importante em toda a correspondência e acerca do qual, quando tiver alguns dados mais organizados, pois ainda me faltam estudar algumas cartas, terei todo o gosto em enviar algumas conclusões.

Com os meus cumprimentos,

Carlos Maduro

Este blogue fica à inteira disposição deste leitor para acolher as contribuições que nos quiser prestar.

Sem comentários: