terça-feira, 5 de agosto de 2008

Espectáculo cénico-musical em S. Paulo

De "Globo Livros"

Emocionante. Foi a palavra mais repetida pelos espectadores que amorosamente invadiram os bastidores após a apresentação do espetáculo cênico-musical Vieira 400 anos, promovido pelo SESC-SP com o patrocínio da Editora Globo e do Instituto Camões em comemoração ao quarto centenário de nascimento desse autor que Fernando Pessoa chamou de "o imperador da língua portuguesa".

A comoção causada pelos sermões de Antônio Vieira (1608-1697), porém, não foi superficial ou fácil. A exuberância de sua oratória, ainda hoje capaz de proporcionar saborosos momentos de deleite estético, foram emolduradas pela criatividade de Anna Maria Kieffer, que assina a concepção artística e a direção musical do evento.

Eletroacústica, canto gregoriano, coro de câmara e solistas entoaram composições especiais e peças da tradição religiosa luso-brasileira num impressionante diálogo com trechos dos sermões escolhidos por Joaci Pereira Furtado (dono da idéia que originou o espetáculo), lidos pelo ator português Luís Lima Barreto, do Teatro da Cornucópia, de Lisboa, além da iluminação especificamente desenhada para a ocasião e dois arranjos florais inspirados nas pinturas do holandês Albert Eckout, contemporâneo de Vieira que viveu em Pernambuco.

A capela do beato José de Anchieta, no Pátio do Colégio, marco fundador da cidade de São Paulo, estava lotada naquela tarde de sábado, 2 de agosto de 2008. Repleta de emoção.

Veja as fotos do espectáculo

Sem comentários: