sexta-feira, 18 de abril de 2008

Ano Vieirino em Ponta Delgada

O descerramento de uma placa toponímica, uma sessão solene evocativa, na Câmara Municipal, com uma conferência, o lançamento de uma publicação e um sarau cultural, concretizam, em Ponta Delgada, a primeira iniciativa açoriana das comemorações do “Ano Vieirino”.

Este conjunto de iniciativas terão lugar já no próximo dia 30 de Abril, em resultado de um protocolo assinado, no passado mês, entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada, a Comissão Nacional para as Comemorações do Ano Vieirino, com vista a assinalar o IV Centenário do nascimento do Padre António Vieira.

O programa de 30 de Abril prevê o descerramento da placa toponímica “Rua Padre António Vieira”, na freguesia de Arrifes, a designar a via onde está instalada a “Urbanização da Piedade”, a norte da Rua Cardeal Humberto Medeiros.

Esta inauguração de nova toponímia terá lugar às 18h00 e terá como orador convidado o Presidente da Comissão Organizadora 2008 do Ano Vieirino, Professor Doutor Manuel Cândido Pimentel.

Às 21h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Ponta Delgada, terá início uma sessão solene evocativa do Ano Vieirino, em que intervirão a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada e o Presidente da Comissão Organizadora do Ano Vieirino.

A evocação ao IV Centenário do nascimento do Padre António Vieira prossegue com uma conferência de Professora Doutora Maria do Céu Fraga, da Universidade dos Açores, subordinada ao tema “O Padre António Vieira nos Açores. Os desígnios da providência”.

Às 21h45 será lançado o Tomo I da Edição Nacional Crítica dos Sermões do Padre António Vieira (Edição da Imprensa Nacional – Casa da Moeda e CEFI (Centro de Estudos de Filosofia). A apresentação desta publicação será feita pelo Professor Doutor José Luís Brandão da Luz, Vice-Reitor da Universidade dos Açores, bem como pelo Professor Doutor responsável Arnaldo do Espírito Santo, Presidente da Comissão Científica 2008 do Ano Vieirino e Coordenador Científico dos Sermões do Padre António Vieira.

A finalizar a sessão solene, haverá um Sarau musical, que terá lugar pelas 22h15 com a pianista Ana Paula Andrade e a soprano Cármen Subica.A ligação da Câmara Municipal de Ponta Delgada às comemorações do Ano Vieirino honra a passagem do Padre António Vieira pelos Açores, designadamente, pela ilha de São Miguel, onde fez na igreja do Colégio, a sua primeira pregação com um sermão que, segundo fontes autorizadas, nunca chegou a ser escrito.

Refira-se que António Vieira chegou, acidentalmente, aos Açores, em 1654, quando o navio em que seguia, entre o Brasil e Lisboa, naufragou, tendo aqui ficado a pregar.Para além da iniciativa do próximo dia 30, as entidades açorianas que se associam às comemorações vieirinas – Câmara Municipal de Ponta Delgada, Universidade dos Açores e a Comissão Nacional para as Comemorações do Ano Vieirino – estão a organizar uma exposição de pintura, a protagonizar por vários artistas plásticos açorianos, que irão pintar quadros alusivos a excertos dos sermões do Padre António Vieira, para serem expostos no último trimestre de 2008. Esta exposição será mostrada inicialmente nos Açores com o objectivo de percorrer vários pontos do país.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bela e merecida homenagem.

A SEIVA