sexta-feira, 28 de março de 2008

Por mares outrora navegados

Foram 356 dias. Durou praticamente um ano a ‘empreitada’ marítima e cultural transatlântica que Abreu Freire, investigador e professor convidado na Universidade de Aveiro (UA), e mais alguns tripulantes moveram a bordo de um veleiro para percorrer o caminho traçado pelo padre António Vieira no século XVII. No ano em que se comemoram quatro séculos do nascimento do jesuíta, Abreu Freire recorda a O AVEIRO os fundamentos e o que fica na memória de uma viagem que quase lhe ceifou a vida.

No dia 17 de Março de 2007 começou a aventura do CHIC - Cruzeiro Histórico Identidade e Cidadania. Um veleiro de 43 pés atracaria no mesmo pontão de Aveiro a 7 de Março de 2008, com cerca de mil páginas de histórias na bagagem.

Duas ordens de razões inspiraram a partida: "divulgar e entender" Vieira. A paixão pela figura brotou em Abreu Freire há mais de 30 anos, a ponto de o ter como "um dos grandes monumentos da cultura portuguesa e um dos maiores portugueses de sempre"."Pela grandeza que previu para este país, pelo seu espírito crítico e positivo, pelo empenho que teve em todas as tarefas que assumiu e pela sua visão do futuro", considera.

Ao lado do autor e comandante da expedição seguiu o alemão Dietmar Schramm, engenheiro e artista plástico e ainda o realizador Jaime Ribeiro e o cineasta Luís Costa (na viagem de ida), com o seu cão Quetzal. João Quaresma e Rafael Quaresma, marinheiros práticos do Amazonas, acompanharam-nos no regresso.

Dos assaltos a Camocim e a Belém

Na primeira paragem, em Cabo Verde, onde o Padre António Vieira passou uma semana no Natal de 1652, o grupo sofreu o primeiro "grande choque" ao ser vítima de um assalto à mão armada. Nada que desmotivasse ‘as tropas’.

Chegaram depois a Salvador da Bahia, já no Brasil, uma cidade "lindíssima, a primeira grande capital do império português, a cidade branca mais negra do mundo [risos], a cidade dos orixas, candomblés e da mistura de raças", descreve o investigador.

Depois de passarem pelo Recife, chegaram ao sítio que mais impressionou: a pequena cidade piscatória de Camocim (Ceará). "Foi quase um oásis na nossa viagem, foi a grande descoberta! É praticamente uma cidade europeia, onde tudo é português. Os nomes, as casas, o estilo... Parece uma cidadezinha do Alentejo ou das Beiras. A simpatia das pessoas foi tão grande que praticamente não nos deixaram comprar comida nenhuma. Todos os dias vinham trazer-nos peixe fresco e tomavam conta do barco".

Também São Luiz do Maranhão e Belém do Pará resgatam semelhanças "portuguesas e aveirenses", como os azulejos. A calma de Camocim contrastou com o "pandemónio" de Belém, "muito violenta, complicada e difícil" e onde foi preciso vigilância policial para proteger o barco.

Redescobrindo António Vieira

Ao longo das cidades, o grupo fez várias incursões pelo interior do Brasil, calcorreando os espaços por onde Vieira andou como educador, pregador e missionário.

"Foi em Belém do Pará e no Maranhão que ele imaginou e começou a descrever o Quinto Império e a globalização. Não foi nem em Roma, nem na Holanda, nem em Salvador da Bahia ou Lisboa, foi lá, no meio dos indígenas mais primitivos da terra onde esteve como missionário", sustenta Abreu Freire.

No Maranhão, Vieira "criou uma estratégia fantástica e fez com que hoje o Brasil fosse um só país", promovendo a ligação terrestre entre o Norte e o Sul [a navegação era impossível] através de "missões para pacificar os indígenas".

Ver a vida por um fio

O veleiro regressou à Europa fazendo escalas técnicas nas ilhas das Caraíbas, Bermudas e nos Açores e, já no continente, em Oeiras e Peniche. Porém, a volta foi melindrosa, demorando quatro penosos meses.

Atravessaram o Atlântico em pleno Inverno e enfrentaram uma tempestade tropical imprevista. Já a noite se instalara quando de repente uma "vaga imensa" fez com que o barco capotasse por completo e a tripulação temesse pela própria vida. Tiveram mais sorte que companheiros de outros barcos e não sofreram baixas.

Apesar dos muitos prejuízos a bordo e de terem de improvisar nos arranjos para "conseguirem chegar a casa", foram bem sucedidos. Percorreram quase 11 mil milhas, o equivalente a um "pouco mais de metade da volta ao mundo".

PEDRO JOSÉ BARROS, O AVEIRO, 27 de Março de 2008


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