No sábado, 12 de Julho, pelas 18h00, terá lugar o espectáculo "Padre António Vieira - Sermão de Quarta-feira de Cinza", com leitura por Luís Miguel Cintra, nos Claustros do Museu Alberto Sampaio, em Guimarães, com entrada gratuita.
1672 - Em Roma, na Igreja de S. António dos Portugueses, o Padre António Vieira faz uma profunda reflexão sobre um dos temas mais frequentes da arte barroca: a morte, a efemeridade da vida e as vaidades humanas, como glosa da citação bíblica da Liturgia de quarta-feira de cinzas, na cerimónia de imposição das cinzas: Memento Homo, quia pulvis es, et in pulverem reverteris. (Lembra-te, ó homem de que és pó e ao pó hás-de voltar.) A própria Igreja não escapa à advertência de Vieira: “… homenzinhos miseráveis, loucos, insensatos, não vedes que sois mortais? Não vedes que haveis de acabar amanhã? Não vedes que vos hão-de meter debaixo de uma sepultura, e que de tudo quanto andais afanado, e adquirindo, não haveis de lograr mais que sete pés de terra?” Um dos mais belos e terríveis sermões do Padre António Vieira, um dos melhores exemplos da grande arte oratória portuguesa do século XVII.
1 comentário:
Caros,
Gostaria de saber se essa apresentação de Luis Miguel Cintra foi filmada e se estará disponível de alguma maneira para quem não teve a oportunidade de assistir.
Enviar um comentário