O Centro de Estudos Humanísticos da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, está a preparar a realização do Colóquio Padre António Vieira, que terá lugar a 7 de Junho.
A iniciativa desta reunião científica, que vai decorrer na Aula Magna da Faculdade de Filosofia, pertence aos docentes Cândido Oliveira Martins, Mário Garcia, S.J., João Amadeu Silva e Luís da Silva Pereira. Esta comissão organizadora afirma estar receptiva a propostas de comunicações, com a duração de 20 minutos, que lhe forem entretanto envia- das, para algumas sessões do colóquio.
No que diz respeito a prazos, o envio de propostas de comunicações deve ser feito até 27 de Abril, devendo os interessados indicar o nome e a instituição a que estão vinculados, bem como o título do trabalho a apresentar e um breve resumo.
Deste modo, os interessados podem enviar as suas propostas de comunicação através do endereço postal da Faculdade de Filosofia, das informações e contactos que constam da página web da Faculdade de Filosofia, ou ainda através do endereço electrónico cmartins@ braga.ucp.pt.
A organização recorda que desde o passado mês de Fevereiro até Fevereiro de 2009 várias universidades e academias, quer de Portugal quer de outros países, assinalam o Ano Vieirino, a pretexto da celebração do IV Centenário do Nascimento do Padre António Vieira.
São conhecidos e apreciados o perfil e a obra marcantes do Padre António Vieira, S.J., como jesuíta e missionário em terras do Brasil; como diplomata itinerante em várias cortes europeias; como pregador e mestre exímio da língua; e como fecundo pensador e profeta do Quinto Império.
A partir do séc. XVII e até à actualidade, constata-se a influência e magistério de Vieira aos mais diversos níveis, sobretudo os leitores de sucessivas gerações. Mau grado a evolução do gosto estético ao longo dos tempos, a leitura de Vieira tem atraído a admiração dos próprios criadores, como homem de acção e de pensamento, mas também como cultor modelar da língua portuguesa.
É sobre a riqueza da figura, da actuação e da obra de Vieira que variadíssimos estudiosos de diferentes países se irão encontrar em variadas reuniões académicas. Ao longo deste Ano Vieirino, terão lugar inúmeras comunicações e conferências, múltiplas publicações, diversas exposições, e outras formas de celebração de uma das figuras maiores da literatura e cultura portuguesas.
(Diário do Minho 01/04/2008)
quarta-feira, 2 de abril de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário