A realização de uma sessão solene, o lançamento de um volume de sermões, uma exposição e a inauguração de um novo topónimo na cidade, assinalaram em Ponta Delgada as primeiras comemorações oficiais, nos Açores, do Ano Vieirino.
Segundo o gabinete de imprensa da Câmara Municipal de Ponta Delgada, as comemorações destinadas a assinalar o IV Centenário do Nascimento do Padre António Vieira tiveram lugar na tarde e noite do passado dia 30 de Abril, com a Câmara Municipal de Ponta Delgada a associar-se à Comissão Nacional para as Comemorações do Ano Vieirino, sob o alto patrocínio da Presidência da República e do Patriarcado de Lisboa. Depois da inauguração da placa toponímica “Rua Padre António Vieira”, na freguesia de Arrifes, que registou o nome do Padre Jesuíta nos Açores, o ponto alto das primeiras comemorações deu-se nos Paços do Concelho de Ponta Delgada numa sessão solene em que esteve presente o Bispo de Angra, D. António Sousa Braga.
Na ocasião a presidente da Câmara Municipal, Berta Cabral, congratulou-se com o facto de a autarquia, juntamente com a universidade, terem sido interlocutores desta efeméride nos Açores, uma vez que ela está também a ser assinalada um pouco por todo o país. Berta Cabral afirmou que “Ponta Delgada coloca, de novo, os Açores no mapa da história das ideias e dos eventos culturais, com uma série de iniciativas que irão destacar a vida e a obra do grande pensador português” que foi o Padre António Vieira. Foi em Ponta Delgada que o Padre se inspirou para fazer o sermão a Santa Teresa, mais tarde publicado.
Rui Jorge Cabral in "Açoreano Oriental", 2.5.08
segunda-feira, 5 de maio de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário